(19) 99889-0922

NO AR

Rádio Web Pop FM

radiowebpopfm.com.br

Pop News

Musicoterapia – A terapia realizada através da música!

Publicada em 19/11/21 às 07:32h - 118 visualizações

por Rádio Web Pop FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A música está presente praticamente em todos os dias da nossa vida, e através da observação dos efeitos que música tem em nossas vidas, a musicoterapia foi criada! Mas antes de explicar de fato o que é a musicoterapia, vamos falar mais sobre a música!
Decerto modo, a música está enraizada na história da humanidade, sendo um dos principais elementos da cultura de um local ou país! Acredita-se que a música surgiu da observação dos sons que a natureza produzia!

Os primeiros sinais do homem tentando fazer música data de 60.000 a.C., com uma flauta de osso, as primeiras liras e harpas surgiram na Mesopotâmia em 3.000 a.C.! É claro, que a música evoluiu muito desse tempo para cá, sendo possível criar música através de programas específicos de um computador!

Toda essa evolução só foi possível porque a musica, desperta emoções e sentimentos muitos maiores do que podemos escrever. Essas emoções são tantas que esse amor pela música de tornou uma terapia a musicoterapia!

 

O que é e como é feita a musicoterapia?

A musicoterapia é uma técnica em que os pacientes são tratados utilizando diversas formas de aprendizados e expressões realizados através da música! Ela tem como objetivo promover a saúde e realizar a prevenção de doenças.
O poder da música de ativar certas partes do nosso cérebro é incrível, entre elas áreas como o cerebelo, amígdala, córtex, o hipocampo, entre outras. Essas partes tem a capacidade de despertar emoções e melhorar o humor, a concentração, a memória, a atenção e até ativar lembranças profundas.
A terapia é realizada através de sessões que podem ser individualizadas ou em grupo. Durante essas sessões o psicoterapeuta guia o paciente a realizar certos tipos de ações, que incluem cantar e tocar. A atividade pode usar uma música inteira ou apenas parte, mas o paciente precisa estar participando ativamente das ações propostas.

 

Quais são os benefícios que a musicoterapia pode trazer?

Todos os benefícios da musicoterapia são comprovados através de estudos científicos. Inegavelmente os pacientes têm uma melhora muito grande no modo que expressão suas emoções, assim como em sensações corporais.
Além disso, ela melhora as frequências cardíacas, a pressão arterial e a frequência respiratória, sendo excelente para pacientes que tenham problemas cardiovasculares.
Portadores de doenças emocionais como depressão, ansiedade ou isolamento social, a musicoterapia pode ajudar na melhora da expressão e controle das emoções.
Paciente com doenças neurológicas como AVC, conseguem através da musicoterapia, estímulos neurológicos capazes de despertar emoções e ainda melhoram as interações interpessoais desse paciente.
Outros pacientes com doenças como Mal de Alzheimer podem ter grandes resultados com a musicoterapia, já que ela tem o poder de ativar novos caminhos neurais.
Outro estudo que está se desenvolvendo é a musicoterapia é o processo de analgesia, muitos pacientes conseguem reduzir o uso de analgésicos. Principalmente em casos de pacientes que passaram por cirurgias.
E a melhora não é apenas na saúde de modo geral, mas a musicoterapia ainda tem a capacidade de mudar a interação social das pessoas. Paciente que praticam a musicoterapia tem mais qualidade de vida e energia no dia a dia.
Mas não é somente os adultos que podem ser beneficiados com essa terapia, crianças portadoras de autismo, podem ter resultados incríveis através da interação com instrumentos.

 

A musicoterapia no processo de aprendizado

Dessa forma podemos afirmar que a música vai muito além de despertar emoções ela tem a capacidade de melhorar nossa capacidade de aprendizado. E ele pode ser usada desde da infância até na vida adulta.
Inclusive muitos cursinhos de preparação para o vestibular usa o poder da música para ajudar a decorar fórmulas, ou pontos importantes! A matéria vira música e com isso o jovem consegue gravar muito mais a informação!

 

Gestantes e o uso da música

Isso mesmo, o despertar de emoções com a música pode começar bem cedo! Ela pode ajudar a relaxar o corpo e acalmar o bebê.
A partir da 5º semana de gestação o bebê já tem a capacidade de perceber vibrações do ambiente. Lá pela 6º semana ele já conseguirá criar memórias através dos sons que ele percebe no ambiente.
O sistema auditivo completo só está pronto na 18º semana, mas devido a percepção das vibrações a musicoterapia já deve ser incluída na 6º semana.
Qual é a melhor música? Aí depende do gosto da mãe! Mas alguns estudos revelaram que crianças que escutam música clássica ainda na barriga da mãe tem uma capacidade de inteligência superior a outras crianças.
A voz da mãe e do pai, cantando melodias calmas para o bebê também ajudam a melhorar as sensações de tranquilidade e segurança.
Dessa forma podemos concluir que a música só tem benefícios para a nossa vida, seja através da terapia da musicoterapia ou através das ondas de uma rádio.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








PEÇA SUA MÚSICA

(19) 99889-0922

Visitas: 711502
Usuários Online: 1008
Copyright (c) 2024 - Rádio Web Pop FM -