(19) 99889-0922

NO AR

Rádio Web Pop FM

radiowebpopfm.com.br

Fique por dentro

UNIVERSAL MUSIC ANUNCIA RETIRADA DE SUAS MÚSICAS DO TIKTOK

Publicada em 06/02/24 às 14:44h - 47 visualizações

por Rádio Web Pop FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Universal Music Group anunciou,  terça-feira (30), que não chegou a um acordo de renovação de licenciamento de conteúdo para a plataforma de vídeos TikTok. Desta forma, as músicas de seus artistas deixarão de ficar disponíveis para os bilhões de usuários do aplicativo a partir desta quinta-feira (1).

Uma das maiores gravadoras do mundo, A Universal Music tem em seu catálogo nomes como: Taylor SwiftJustin BieberBTSBLACKPINKThe WeekndDrakeBillie EilishHarry StylesBob DylanAdele (artistas internacionais), AnittaFelipe AraújoGustavo MiotoIvete SangaloJãoLauana PradoLegião UrbanaMatheus e KauanSimone Mendes e Zeca Pagodinho (artistas nacionais).

Em carta aberta, a gravadora fez críticas ao TikTok, citando três "questões críticas": compensação adequada aos artistas, proteção contra os "efeitos nocivos" da Inteligência Artificial e segurança online para os usuários.

O valor pago pela plataforma de vídeos aparentemente foi o principal motivo pela falta de um acordo entre ambas as partes. A Universal Music fala que a empresa chinesa "tenta construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo pela música".

Em outra parte da carta, a gravadora, uma das maiores do mercado fonográfico, diz que foi intimada a aceitar "um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia o seu crescimento exponencial".

A UMG ainda informa que o valor recebido pelo TikTok atualmente representa apenas 1% da sua receita total. Isso comprova, segundo a gravadora, "quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de usuários, do rápido aumento das receitas publicitárias e aumento da dependência de conteúdo baseado em música".

Resposta do TikTok

Em um comunicado, a plataforma de vídeos respondeu à carta da Universal Music. Seus representantes disseram que todas as alegações feitas são falsas.

"É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores", diz o TikTok.

"Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos.

O TikTok conseguiu chegar a acordos de 'primeiro o artista' com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs", completa a plataforma de vídeos.

 

FONTE: VAGALUME NEWS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








PEÇA SUA MÚSICA

(19) 99889-0922

Visitas: 725514
Usuários Online: 1003
Copyright (c) 2024 - Rádio Web Pop FM -