(19) 99889-0922

NO AR

Rádio Web Pop FM

radiowebpopfm.com.br

Blog

Saúde inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose em 2024

Publicada em 12/04/24 às 20:41h - 10 visualizações

por Radio Web Pop FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a primeira fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose 2024, realizada pela Vigilância Epidemiológica, vinculado ao SAE (Serviço de Atendimento Especializado) em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF). As atividades começam nesta segunda-feira (15) e seguem até o dia 30/04.

Em 2022 foram registrados treze casos novos da doença e em 2023 dezessete casos novos para tratamento. Este ano, foram registrados 04 casos novos no município.

A busca ativa é uma ação de combate e prevenção à tuberculose realizada na cidade seguindo as orientações do Centro de Vigilância do Estado de São Paulo.

Para isso, as 14 unidades de saúde da família, PAM e Centro de Especialidades Médicas intensificarão as buscas por casos, visando o diagnóstico precoce e, assim, oferecer e propor o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível. Além de tosse, outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Sendo assim, é recomendado que todo sintomático respiratório procure uma unidade de saúde para solicitar o exame de pesquisa para a tuberculose, independente da campanha.

TRATAMENTO – A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

TRANSMISSÃO – A transmissão se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








PEÇA SUA MÚSICA

(19) 99889-0922

Visitas: 711621
Usuários Online: 1013
Copyright (c) 2024 - Rádio Web Pop FM -