(19)99889-0922

NO AR

Base de lançamento

Com Radio Web Pop FM

Blog

De Rifaina para o mundo e Desemprego zero. Indústrias locais buscam mão-de-obra em cidades vizinhas

Publicada em 25/11/21 às 06:48h - 8 visualizações

por Rádio Web Pop FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

“Só não trabalha em Rifaina quem realmente não quer!” A afirmação do comerciante Carlos Ferreira, o Carlinhos, proprietário do Restaurante Barracão, um dos mais tradicionais de Rifaina mostra a realidade de uma cidade que, apesar de pequena, investiu no Turismo e suas variações industriais e capacitação da mão-de-obra.
Com seus de 3.640 habitantes a cidade localizada na divisa com Minas Gerais, às margens do Rio Grande e da represa de Jaguara, a 70 km de Franca, não se preocupa com o desemprego. A oferta de empregos formais é constante e as empresas locais já estão buscando profissionais em cidades da região.
Um bom exemplo é a Fider Pescados, a maior empregadora de Rifaina. De acordo com o gerente da empresa, Juliano Kubitza, “buscamos em municípios vizinhos a maior parte da nossa força de trabalho para manter a indústria em pleno funcionamento”.
No total, a Fider gera 491 empregos diretos no frigorífico de tilápia e na unidade de produção, na represa de Jaguara, além de mais de 2 mil empregos indiretos. Desse total, 150 funcionários (33% do total) são de Rifaina. Os demais vêm de Pedregulho, Igarapava e Cristais Paulista – cidades do Estado de São Paulo – e de Sacramento, do outro lado do Rio Grande, em Minas Gerais. Igarapava fica a 46 km de distância.
Produção de Tilápias
Hoje Rifaina já é a 4ª maior processadora de tilápia do País, com um projeto verticalizado de produção desse peixe. Apenas a Fider possui uma unidade de cultivo moderna e ambientalmente responsável e um frigorífico que utiliza a mais moderna tecnologia disponível para processamento de tilápia. 
“Toda a mão-de-obra disponível em Rifaina é absorvida pela indústrias da cidade, o serviço público, o comércio, o turismo e a construção civil. Além disso, há carência em determinadas áreas, o que leva os empresários a buscar colaboradores em cidades vizinhas”, confirma Alcides Diniz dos Santos, o Cidinho, secretário de governo da Prefeitura de Rifaina. Ele destaca as parcerias da prefeitura com as empresas do município, objetivando o treinamento de jovens. “É o caso da Fider, com quem realizamos diversas ações para formação de mão-de-obra especializada”, complementa.
Objetivo coletivo
A empolgação pelo crecimento industrial da região através do Turismo e da indústria do pescado, vem animando outros municípios. O prefeito de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Mattar, é um incentivador do Turismo regional como forma de geração de emprego e renda. “Nossa região é focada em turismo, mas é muito importante ter indústrias que utilizam a mão de obra local. Este é um objetivo coletivo, de benefício mútuo”, comentou José Ricardo.
Outro animado com o desenvolimento industrial da região é Dirceu Polo Filho, prefeito de Pedregulho. " Entendemos a realidade do desemprego no país e estamos fazendo o possível para contribuir para a ocupação das pessoas, inclusive sendo parceira da Fider no transporte dos nossos moradores até Rifaina. A falta de emprego é um perigo muito grande e apoiamos todas as iniciativas que venham a gerar renda e qualidade de vida”, destacou Dirceu.
100 novos empregos
Já na principal empresa de pescados da cidade, o período de pandemia foi de crescimento e 100 novos empregos foram gerados em diversas áreas, e já projeta nova expansão com a geração de outros 100 empregos para os próximos 12 meses. 
Oportunidades e motivação
Romário de Souza Silva é líder de filetagem. Morador de Pedregulho, ele acorda diariamente às 4h e pega o transporte oferecido pela empresa e às 6h está iniciando o expediente. Missão cumprida, volta para sua cidade no meio da tarde. “É uma rotina tranquila. Quando precisei trabalhar, a Fider me abriu a oportunidade. Não sabia nada sobre produção de tilápia. Fui aprendendo e subindo. A empresa me dá todas as condições para isso, inclusive salário e benefícios acima da média da região. Estou bem, motivado e feliz por manter minha família”.
Graziela da Silva Oliveira é de Rifaina. Entrou na Fider há quase cinco anos como jovem aprendiz e atualmente é assistente administrativa. “É muito bom trabalhar numa empresa que valoriza e respeita os funcionários. É absurdo o crescimento da Fider nesses anos em que estou aqui. Me sinto muito feliz, especialmente por ter tido a primeira oportunidade profissional da minha vida. A empresa acreditou em mim e procuro dar o máximo para retribuir”.
A coordenadora de vendas Rafaela Pinho, diz que “me formei, trabalhei fora e voltei para Rifaina. Dá muita satisfação estar numa grande empresa e ainda por cima na minha cidade natal. Não tem preço. Em cinco anos, evoluí profissionalmente e continuo avançando, com os cursos de capacitação oferecidos. Esse trabalho é um orgulho para mim, para meus pais e para meu esposo”.
Outro que está a quase 400 km de sua cidade natal, é Samuel Araújo, que saiu de Zacarias, na região de São José do Rio Preto-SP, para ganhar a vida em Rifaina. Hoje é  supervisor de produção, um cargo especialista da indústria pesqueira. “Aceitei o convite da Fider porque a empresa tem nome muito forte na piscicultura, e a oferta de empregos e oportunidades geradas na cidade nos oferecem uma maior tranquilidade profissional". 
Renato Alves

Fonte: Texto assessoria



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








PEÇA SUA MÚSICA

(19)998890922

Visitas: 144420
Usuários Online: 1013
Copyright (c) 2021 - Rádio Web Pop FM -